https://telematicafractal.com.br/revista/index.php/telfract/issue/feedRevista Telfract2018-05-13T09:52:31-03:00Ricardo Kenji Yoshiyassericardo@telematicafractal.com.brOpen Journal Systems<p>Revista da Telemática Fractal</p>https://telematicafractal.com.br/revista/index.php/telfract/article/view/6A IMPORTÂNCIA DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS2018-04-29T16:57:38-03:00Paulo Roberto Brofmantf@telematicafractal.com.br<p>As publicações científicas objetivam divulgar a pesquisa para a comunidade, de forma que permita que outros possam utilizá-la e avaliá-la sob outras visões. As revistas, eletrônicas ou impressas, ainda são consideradas como o modo mais rápido e economicamente viável, para os pesquisadores fazerem circular e tornar visíveis os resultados do seu trabalho. Pois, é por meio de uma publicação científica que a sociedade toma conhecimento dos resultados de um trabalho de pesquisa e o que este representa para a coletividade.</p>2018-04-29T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://telematicafractal.com.br/revista/index.php/telfract/article/view/8Aplicação de Regras de Associação para Mineração de Dados na Web2018-04-29T16:57:38-03:00Lívia Maria Rocha de Vasconceloslrocha@inf.ufg.brCedric Luiz de Carvalhocedric@inf.ufg.br<p>Este texto trata do uso de Regras de Associação para a obtenção de conhecimento na Web. É dada uma visão geral do processo de Descoberta de Conhecimento, especialmente a fase de Mineração de Dados. Também se discute, superficialmente, a introdução de semântica na Web atual e seus reflexos no processo de mineração de dados.</p>2018-04-29T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://telematicafractal.com.br/revista/index.php/telfract/article/view/9Desenvolvimento de Grandes Aplicações Web2018-04-29T16:57:38-03:00Kyle Loudonnovatec@novatec.com.br<p>Conforme as aplicações web se tornam cada vez maiores, de que forma os desenvolvedores lidam com sua crescente complexidade? Podemos fazê-lo voltando-nos a algumas das mesmas boas práticas utilizadas em outros tipos de desenvolvimento de software. Em termos gerais, essas práticas ainda não estão tão difundidas no desenvolvimento web, ou seja, no desenvolvimento de software que utiliza principalmente HTML, CSS, JavaScript e muitas outras linguagens de codificação lado-servidor (utilizaremos PHP para a codificação lado-servidor neste livro, mas os mesmo princípios podem ser aplicados às outras linguagens). Ademais, o caráter único das tecnologias existentes representa um desafio aos desenvolvedores que tentam aplicar boas práticas de modo coerente.</p>2018-04-29T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://telematicafractal.com.br/revista/index.php/telfract/article/view/4Fatores de influênciam o compartilhamento de informações e do conhecimento.2018-04-29T16:57:38-03:00Adriana Rosecler Alcarátf@telematicafractal.com.brIvone Guerreiro Di Chiaratf@telematicafractal.com.brJorge Luis Rodriguêstf@telematicafractal.com.brMaria Inês Tomaéltf@telematicafractal.com.brValéria Cristina Heckler Piedadetf@telematicafractal.com.br<p>O compartilhamento da informação e do conhecimento é essencial para a construção de novos conhecimentos, porém esse processo pode ser influenciado por diferentes fatores. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o compartilhamento da informação, do conhecimento e da experiência no ambiente de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Os dados coletados, por meio de entrevistas, foram analisados a partir da técnica análise de conteúdo. Entre os resultados estão os principais fatores que podem interferir no processo de compartilhamento da informação, entre os quais a motivação, as barreiras e a obrigatoriedade; bem como as formas e os meios mais utilizados para compartilhar informação e conhecimento.</p>2018-04-29T16:00:20-03:00##submission.copyrightStatement##https://telematicafractal.com.br/revista/index.php/telfract/article/view/1INTERAÇÃO VERSUS INTEGRAÇÃO2018-04-29T16:57:38-03:00Regina Rossettirrossetti@uscs.edu.br<p>Este artigo discute a comunicaça o a partir dos conceitos de interaça o e integraça o no pensamento do filo sofo france s Henri Bergson. A interaça o ocorre em um ní vel superficial e social da existe ncia humana, momento em que a linguagem cumpre sua funça o de restauraça o da comunicaça o primordial. A integraça o ocorre em um ní vel profundo e ontolo gico da existe ncia somente acessado pela intuiça o. O objetivo deste artigo e explicitar as concepço es bergsoniana de comunicaça o e linguagem e suas relaço es com a interaça o e a integraça o. A metodologia empregada e a pesquisa bibliogra fica.</p>2018-04-29T16:03:21-03:00##submission.copyrightStatement##https://telematicafractal.com.br/revista/index.php/telfract/article/view/3O composto de Marketing no Contexto Estratégico da Internet2018-05-13T09:52:31-03:00GERALDO LUCIANO TOLEDOgltoledo@usp.brMARCELO HIROSHI NAKAGAWAgltoledo@usp.brSANDRA SAYURI YAMASHITAsandra.yamashita@bcb.gov.br<p>Nos últimos anos, a Internet tem-se consolidado como um fenômeno que, definitivamente, não<br>pode ser ignorado; ao contrário, é imperativo que seu potencial estratégico seja considerado<br>pelas empresas, principalmente em relação a como ela deve ser abordada e integrada ao processo<br>de marketing. No entanto, muitas empresas, por não estarem adequadamente preparadas,<br>adotam soluções tecnologicamente avançadas, porém estrategicamente estéreis, acarretando<br>perda de eficiência nos processos gerenciais e ineficácia na consecução dos objetivos.<br>Este texto tem por objetivo analisar o conceito de Composto de Marketing sob a óptica de sua<br>importância para o estabelecimento da estratégia de marketing, e avaliar as implicações aportadas<br>pela Internet, um fenômeno comercialmente recente, ao processo gerencial de marketing. Isto<br>envolve uma discussão sobre as decisões relativas às variáveis controláveis de marketing, tendo<br>em vista o surgimento da Internet como ferramenta de negócios e meio de comunicação.<br>Os autores concluem que, embora muitas abordagens interessantes estejam sendo desenvolvidas<br>em relação à estratégia de marketing, há, ainda, muitas questões a serem respondidas,<br>principalmente devido às constantes mudanças tecnológicas e transformações nos processos<br>de negócios em curso.</p> <div id="CertisignPluginFF-NG-Installed"> </div>2018-04-29T16:01:30-03:00##submission.copyrightStatement##https://telematicafractal.com.br/revista/index.php/telfract/article/view/7O pesquisador e a produção científica2018-04-29T16:57:39-03:00Fernanda Dias Droeschertf@telematicafractal.com.brEdna Lucia da Silvatf@telematicafractal.com.br<p>Reflexão sobre aspectos que mobilizam o pesquisador na produção científica e como essa produção tem sido afetada e avaliada na sociedade contemporânea. Para tanto, aborda o pesquisador, seus objetivos e motivações, a Internet e a produção científica e medidas de impacto da produção científica.</p>2018-04-29T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://telematicafractal.com.br/revista/index.php/telfract/article/view/5REDES SOCIAIS, MEDIAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE INFORMAÇÕES: situando campos, objetos e conceitos na pesquisa em Ciência da Informação.2018-04-29T16:57:39-03:00Regina Maria MARTELETOrmarteleto@icict.fiocruz.br<p>Informação e redes sociais são conceitos transversais que encontram abrigo de passagem em diferentes domínios de conhecimento, mídias, campos sociais ou comunidades profissionais. O intercâmbio, o fluxo, o uso e a apropriação de informações dependem, por sua vez, da capacidade de indivíduos, grupos e organizações de se associarem para o aprendizado, o compartilhamento, a mobilização e a ação coletiva em redes sociais. Este artigo pretende, primeiramente, delinear os arcabouços teóricos e metodológicos do conceito de redes sociais para em seguida, e sem pretensão de exaustão, recuperar os caminhos dos estudos das redes sociais associados aos fenômenos da informação no Brasil, demarcando temas, objetos e conceitos. Por fim, ressalta-se o valor do emprego da teoria e da metodologia de redes sociais, de maneira a configurar “zonas de mediações” nos processos de produção, comunicação e apropriação de informações em espaços concretos ou virtuais.</p>2018-04-29T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://telematicafractal.com.br/revista/index.php/telfract/article/view/2Um estudo sobre os sistemas de gerenciamento de conteúdo de código aberto2018-04-29T16:57:39-03:00Fernando Chagasfernandosam@inf.ufg.brCedric Luiz de Carvalhocedric@inf.ufg.brJoão Carlos da Silvajcs@inf.ufg.br<p>A quantidade de Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (SGC) cresce a cada dia. Neste cenário, escolher um SGC que atenda os requisitos organizacionais é uma árdua tarefa. Este trabalho oferece uma análise de alguns sistemas de gerenciamento de conteúdo de código aberto e compara-os de acordo com determinados critérios.</p>2018-04-29T16:02:27-03:00##submission.copyrightStatement##