O composto de Marketing no Contexto Estratégico da Internet

  • GERALDO LUCIANO TOLEDO
  • MARCELO HIROSHI NAKAGAWA
  • SANDRA SAYURI YAMASHITA
Palavras-chave: Composto de marketing, Comércio eletrônico, Marketing empresarial, Internet, Decisões de marketing

Resumo

Nos últimos anos, a Internet tem-se consolidado como um fenômeno que, definitivamente, não
pode ser ignorado; ao contrário, é imperativo que seu potencial estratégico seja considerado
pelas empresas, principalmente em relação a como ela deve ser abordada e integrada ao processo
de marketing. No entanto, muitas empresas, por não estarem adequadamente preparadas,
adotam soluções tecnologicamente avançadas, porém estrategicamente estéreis, acarretando
perda de eficiência nos processos gerenciais e ineficácia na consecução dos objetivos.
Este texto tem por objetivo analisar o conceito de Composto de Marketing sob a óptica de sua
importância para o estabelecimento da estratégia de marketing, e avaliar as implicações aportadas
pela Internet, um fenômeno comercialmente recente, ao processo gerencial de marketing. Isto
envolve uma discussão sobre as decisões relativas às variáveis controláveis de marketing, tendo
em vista o surgimento da Internet como ferramenta de negócios e meio de comunicação.
Os autores concluem que, embora muitas abordagens interessantes estejam sendo desenvolvidas
em relação à estratégia de marketing, há, ainda, muitas questões a serem respondidas,
principalmente devido às constantes mudanças tecnológicas e transformações nos processos
de negócios em curso.

 
Publicado
29-04-2018